Vila Kosmos

               Vila Kosmos




Área Territorial: 151,93 ha     RA: XIV Irajá       IDH: 0,876

  Total da População (2010): 18.274     População maior de 60 anos: 25,45%

  Total de População Masculina: 8.191    Total de População Feminina: 10.083 


No início do século XX houve uma enorme valorização do espaço urbano central, o que encareceu aluguéis e diminuiu a oferta de moradias. Dessa forma, populações de baixa renda foram expulsas do centro e empurradas para a periferia da cidade. Surgiram novas linhas de trem, estimulando o deslocamento das populações. Ao longo das ferrovias, principalmente em torno das estações, formaram-se novos núcleos populacionais, como o de Vicente de Carvalho.
Aos poucos, ruas secundárias, perpendiculares à Estrada de Ferro Rio d'Ouro (que décadas depois seria utilizada como parte da linha 2 do metrô) foram sendo abertas pelos proprietários de terras ou pequenas companhias loteadoras.
Em 1926, a abertura da Avenida Automóvel Clube (atual avenida Pastor Martin Luther King Jr.), trouxe novo impulso ao processo de urbanização da região, estimulando e atraindo novos investidores.
Em 1928, Dr. Guilherme Guinle, dono das terras que iam de Brás de Pina a Vicente de Carvalho, vendeu para a Imobiliária Kosmos a área de um novo loteamento: a Vila Florença.
O escritório da Imobiliária Kosmos ficava na rua Pirineus, onde atualmente há uma Igreja Evangélica. Ali funcionou também a primeira sala de aula do Externato Pio XII.
Em 1940, aproximadamente, a Imobiliária começou a aterrar os alagadiços, a pavimentar, abrir ruas e canalizar água, no novo loteamento.
O nome inicial acabou sendo substituído por Vila Kosmos, por influência da grande permanência da empresa construtora no local.

Comentários

Posts populares

Inauguração da Clínica da Família Adolfo Ferreira de Carvalho

INAUGURADA A CLÍNICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES EM MADUREIRA

Costa Barros