Parque Anchieta
Parque Anchieta
Área Territorial: 390,58 ha RA: XXII Anchieta IDH: 0,833
Total da População (2010): 26.212 População maior de 60 anos: 23,31%
Total de População Masculina: 12.261 Total de População Feminina: 13.951
Pertence ao município do Rio de Janeiro. A maior praça do subúrbio carioca se localiza neste bairro: a praça Granito. Devido ao clima agradável, D. Pedro II queria construir no bairro um sanatório para tratamento de tuberculosos. Metade do bairro está na Zona Norte, e outra metade na Zona Oeste.
A partir de Baixada Fluminense, Anchieta é o primeiro bairro do Rio de Janeiro, e uma de suas principais portas de entrada.
Um dos maiores assentamentos de sem-teto do Rio de Janeiro foi realizado na região (Pqe. Esperança/ Tiradentes/ Final Feliz).
A passagem de pedestres (ou simplesmente o túnel de Anchieta) foi inaugurada pelo então presidente Getúlio Vargas no início da década de 50.
Diz-se que havia na região da praça Itanhomi (Mariópolis) um grande cemitério indígena, daí a origem dos nomes de grande parte das ruas da região (Aiacá, Aiúba, Juarana, Cracituba, Aripuá, Japoara, Araçá, etc.)
A nascente do Rio Pavuna se localiza na área militar do Gericinó, nas divisas entre Anchieta, Realengo e Nilópolis.
O bairro habita a tradicional Paróquia de Jesus Bom Pastor (próxima a Praça Granito), além das Igreja de São Francisco de Assis e da Igreja de São Judas Tadeu.
O Parque Anchieta é um dos poucos bairros do subúrbio com expectativa de vida maior que a média da cidade (66,6 anos).
Comentários
Postar um comentário