Guadalupe

                Guadalupe




Área Territorial: 382,00 ha     RA: XXII Anchieta        IDH: 0,810

  Total da População (2010): 47.144     População maior de 60 anos: 25,37%

  Total de População Masculina: 21.630    Total de População Feminina: 25.514 


Foi criado como um dos projetos da antiga Fundação da Casa Popular e inaugurado pelo presidente Getúlio Dornelles Vargas. Destaca-se, em Guadalupe, os Iglus de Guadalupe, um conjunto de casas em formato de semiesfera, que lembram iglus, edificado no final dos anos 1940 na Rua Calama.
Durante o governo Vargas, foi construído um conjunto de prédios junto à avenida Brasil, com o nome “Fundação da Casa Popular”. As ruas têm origem no desmembramento, em glebas, da antiga fazenda Boa Esperança, situada na freguesia de Irajá, entre o rio Sapopemba, a Avenida Brasil e a faixa da Light.
O Bairro de Guadalupe foi um grande balão de ensaio, criado no período Vargas, no Estado Novo para programas de habitação popular. Até mesmo o nome do novo bairro foi uma sugestão da Sra. Vargas.
Vários modelos de conjuntos foram construídos, desde os mais convencionais, de casas ou pequenos prédios de no máximo 3 andares, passando por grandes complexos como este e até mesmo casas pouco convencionais como as “casas iglu” por seu formato redondo, construídas no lado oposto do conjunto Getúlio Vargas e hoje praticamente desaparecidas pela completa inadequação de iglus de concreto e o calor do subúrbio.
A experiência resultou nos anos 50 e 60 na construção de modelos definitivos de conjunto habitacionais, os quais alguns deram certo e outros se transformaram em verdadeiras favelas de concreto armado.

Comentários

Posts populares

INAUGURADA A CLÍNICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES EM MADUREIRA

Costa Barros

Inauguração da Clínica da Família Adolfo Ferreira de Carvalho