RELATÓRIO DO GRUPO DE HIPERTENSÃO E DIABETES DO CMS SYLVIO BRAUNER

RELATÓRIO SOBRE GRUPO DE HAS/DM

Este relatório versa sobre o primeiro grupo de hipertensão arterial e diabetes realizado em 21/05/12 pela equipe CB03/L03, composta pela Enfª Talia Santiago, Drº Bruno Barcellos, ACSs Ana Maria da Silva, Jeane Andrade, Juliana Teixeira, Maria Cecília Borges, Rosângela Maria, Priscila. Estavam presentes 35 cadastrados, sendo 28 da nossa equipe.

OBJETIVOS:
·         Orientar quanto ao tratamento e prevenção das complicações cardiovasculares
·         Atingir o maior número possível de cadastrados com acesso à informação
·         Abrir diálogo com a população local assistida
·         Diminuir a demanda nas unidades de atenção secundária e terciária de saúde
Pretendemos dar continuidade ao grupo de HAS/DM semanalmente de maneira que possamos fazer uma escala rotativa de hipertensos e diabéticos, possibilitando assim dar o direito a todos à informação e tratamento.
Após aferir PA dos cadastrados presentes, obtivemos os seguintes resultados de acordo com a VI Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia/2012, Sociedade Europeia Internacional de Hipertensão e OMS (recomendada pela SMSDC):

Total: 35 pessoas (100%)
Normal: 11 pessoas (31,42%)
Limítrofe: 2 pessoas (5,71%)
Estágio 1 (leve): 12 pessoas (34,28%)
Estágio 2 (moderada):  7 pessoas (19,99%)
Estágio 3 (grave): 3 pessoas (8,57%)

CONCLUSÕES:


Podemos perceber que estes resultados não foram bons, o que aumenta a morbidade e mortalidade da população. Ao questionarmos os pacientes que se encontravam com a PA alterada, chegamos às seguintes conclusões: grande parte dos assistidos não fazem uso regular das medicações prescritas corretamente ou simplesmente abandonaram o tratamento por conta própria. Entendemos que, em parte, isso se deve ao fato da equipe ter estado sem médico há mais de 3 anos, tendo que ser encaminhados para outros médicos, não estabelecendo  o vínculo esperado, assim esperamos que através destas e outras ações de maneira continuada, possamos obter o crédito e confiança necessários para melhor adesão ao tratamento. As ações devem ser flexíveis, multidisciplinares, e revistas de maneira constante.

Comentários

Posts populares

INAUGURADA A CLÍNICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES EM MADUREIRA

Costa Barros

Inauguração da Clínica da Família Adolfo Ferreira de Carvalho