SEMANA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES






A partir de Hoje dia 27 de Julho a 31 de julho será realizada a Semana MUNDIAL de Luta contra as Hepatites Virais do tipo A,B e C. Todas as clínicas da família e postos de saúde estarão fazendo testagem para hepatite e vacinação para aqueles que não tomaram todas as 3 doses para ficarem imunes. Procure a sua unidade de saúde e faça o teste, aproveite para levar a carteira de vacinação para atualizar as vacinas em atraso.



Hepatite A:

A hepatite A é causada pelo vírus A. Sua transmissão ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com matéria fecal. A pessoa infectada elimina o vírus nas fezes, podendo contaminar a água onde não existem condições adequadas de saneamento básico, as pessoas que tomarem essa água contaminada ou ingerirem alimentos crus lavados com essa água, podem se infectar, assim como ao comer marisco ou frutos do mar crus, de água poluída com esgoto. Outra forma de transmissão é decorrente falta de higiene adequada após evacuar, quando alguém infectado com o vírus manipula alimentos sem lavar as mãos após usar o banheiro. É muito frequente a contaminação entre crianças.

Hepatite B:

A hepatite B é uma doença transmitida pelo vírus B (chamado também de VHB) e que causa irritação e inflamação do fígado. É considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), pois pode ser transmitida de pessoa a pessoa por meio do contato com sêmen, saliva e secreções vaginais durante relação sexual desprotegida.

Hepatite C:

A hepatite C é causada pelo vírus C, leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Sua transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado, seja por transfusão de sangue, acidentes com material contaminado, no caso de trabalhadores na área da saúde, ou por meio de drogas injetáveis. A transmissão de mãe para filho é rara, cerca de 5%, ocorre no momento do parto. A maioria dos estudos não conseguiu comprovar a transmissão da hepatite C por contato sexual.

Comentários

Posts populares

INAUGURADA A CLÍNICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES EM MADUREIRA

Inauguração da Clínica da Família Adolfo Ferreira de Carvalho

Costa Barros