Dia 24 de Março Dia do Combate a Tuberculose

Na semana do Combate a Tuberculose, a CAP 3.3  em conjunto com as nossas unidades de saúde está promovendo a conscientização e informação da doença. O mais importante é que as pessoas saibam como previnir a doença e ao primeiro sinal de qualquer sintoma, procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa, para iniciar o tratamento. A Tuberculose tem cura, e principalmente pode ser evitada com a atitudes simples do dia a dia, como exercícios físicos e uma boa alimentação para aumentar sua imunidade.

Neste site, você encontra maiores informações da doença, como tratar e um depoimento de uma pessoa que teve a doença se tratou e hoje está completamente curada. Vale a pena assistir!

www.telessauderj.uerj.br/tuberculose/

O que é?
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões.

Principais Sintomas?


Tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, suor noturno, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza e prostração.



É Contagiosa?
Sim. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose ao falar, espirrar ou tossir,  expele pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, Tabagismo e alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.

Como Prevenir? 

Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção da tuberculose inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.

Qual Tratamento?

O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura da tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento da tuberculose é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.


Comentários

Posts populares

INAUGURADA A CLÍNICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES EM MADUREIRA

Inauguração da Clínica da Família Adolfo Ferreira de Carvalho

Costa Barros