Outubro Rosa - Campanha de prevenção do câncer de mama e colo do útero

No mês de outubro a Cap 3.3 está apoiando e vestindo a camisa da Campanha de prevenção do câncer de mama e colo do útero. Você já conhece a campanha? Já ouviu falar sobre o câncer de mama e colo do útero? O movimento do Outubro Rosa é uma campanha mundial e seu nome remete à cor do laço (rosa) que simboliza a luta contra o câncer de mama.


Câncer de Colo do útero

O que é câncer do colo do útero?

É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões percursoras e são curáveis na maioria das vezes. Se não tratadas podem, após alguns anos, se transformar em câncer.

O que a mulher pode sentir?

Quando a mulher tem uma lesão percursora não sente nada. Apenas o exame preventivo pode descobrir a alteração. O câncer no início também não dá sinais. Porém, mais tarde, podem aparecer corrimento, sangramento e dor.

Como evitar o câncer do colo do útero?

Fazendo o exame preventivo (Papanicolau).  Deve-se submeter ao exame mulheres entre 25 e 64 anos que têm ou já tiveram atividade sexual.  Quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em 100% dos casos. 



Câncer de Mama

Prevenção do câncer de mama significa diminuir o risco de a mulher apresentar a doença durante toda a sua vida. A prevenção consiste na eliminação ou diminuição da exposição aos fatores de risco. Por meio da alimentação saudável, atividade física e do controle do peso corporal, é possível evitar 28% dos casos de câncer de mama.

A detecção precoce do câncer de mama significa identificar o tumor no início de seu surgimento e aumentar as possibilidades de cura e a sobrevida das mulheres em comparação com o diagnóstico de tumores em fase avançada. As ações de detecção podem ser oferecidas para mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama (rastreamento), ou para mulheres com sinais e sintomas iniciais de câncer de mama (diagnóstico precoce). 

O rastreamento diminui a mortalidade em cerca de 30% nas mulheres entre 50 e 69 anos. Quanto maior for o percentual de mulheres na faixa de 50 e 69 anos que realizam a mamografia de rastreamento periodicamente, maior será o impacto na mortalidade. 

O tratamento adequado é parte fundamental das ações de controle do câncer de mama, com impactos na sobrevida e na mortalidade. Habitualmente, o tratamento do câncer de mama envolve cirurgia, radioterapia e quimioterapia/hormonioterapia e deve ser realizado por equipe multidisciplinar em serviços especializados. Geralmente, quanto menor o tamanho do tumor no momento do diagnóstico, maior a probabilidade de cura e de realização de uma cirurgia conservadora, e menor a necessidade de intervenções e do uso de drogas, o que reafirma a importância das ações de detecção precoce. 



Cuide da sua saúde! Procure sua unidade de saúde para maiores informações.


Veja as fotos da ação do dia 01 de Outubro de 2014 no nosso Facebook

Comentários

Posts populares

INAUGURADA A CLÍNICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES EM MADUREIRA

Inauguração da Clínica da Família Adolfo Ferreira de Carvalho

Costa Barros