Capacitação do Instituto Fernandes Figueira

Ontem na CAP 3.3 aconteceu a Capacitação do Projeto de Pesquisa “Crianças e Adolescentes com deficiências, malformações congênitas e doenças genéticas – Interface entre a atenção primária de média e alta complexidade”  para a equipe da Clínica da Família Souza Marques, em especial os agentes comunitários de saúde.  Este projeto é desenvolvido pelo Departamento de Genética Médica do Instituto Fernandes Figueira – FIOCRUZ na área da genética comunitária, com a coordenação da Dra. Daniela Koeller.

Dra. Daniela Koeller


Dentre os temas abordados na capacitação estão:

- A informação em saúde e a pessoa com deficiência
- Qualificando a informação: definições para a deficiência e sinais de alerta
- Papel de atenção primária no cuidado a saúde de pessoas com deficiência e doenças genéticas
- Usando a árvore genealógica e a história familiar no acompanhamento das famílias
- Genética Clínica para os agentes comunitários de saúde e equipes de ESF




Conduziram a capacitação a Dra. Daniela Koeller, médica pediatra do Centro de Genética Médica, o Dr. Juan Llerena, médico geneticista, Coordenador do Centro de Genética Médica do IFF-FIOCRUZ. Participaram ainda o psicólogo Pedro Vitiello, bolsista do projeto e a aluna de graduação Amanda Lopes Gomes, cursando a faculdade de Ciências Biológicas, modalidade Microbiologia e Imunologia, da UFRJ.




É muito importante que as nossas equipes de saúde se capacitem cada dia mais para atenderem a necessidade da população. Não deixem de acessar o blog da Clínica da Família Souza Marques para saber o que está rolando por lá!


Comentários

Posts populares

INAUGURADA A CLÍNICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES EM MADUREIRA

Inauguração da Clínica da Família Adolfo Ferreira de Carvalho

Costa Barros