AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: Mês de Valorização da Paternidade 2013

Mês de Valorização da Paternidade

Paternidade e Diversidade
Comemorado em agosto, o Mês de Valorização da Paternidade busca sensibilizar a sociedade para a importância da participação do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos. Em 2013, o tema Paternidade e Diversidade propõe a reflexão sobre os diferentes modelos de pais – e paternidades – presentes nas famílias contemporâneas: pais adolescentes, idosos, casados, separados, solteiros, que  assumem de diferentes formas sua função de pai.  E, ao mesmo tempo, protagonizam papéis sociais tradicionalmente ocupados pelas mulheres.
 Em sua estreia, o programa Em Família,do Canal Saúde, abordou essa questão a partir da provocação “O que é família para você?”.
A exibição do vídeo pode ser um ótimo ponto de partida para o debate sobre o tema.


“Seguindo o compromisso de respeitar e valorizar as diversidades e de promover a equidade, como os serviços de saúde e demais políticas públicas podem atuar para acolher, de forma integral, todas essas famílias? Como pais e homens podem estar mais presentes nas ações de cuidado? Essas são algumas das questões que vamos trabalhar ao longo de todo o mês de agosto”, aponta Viviane Manso Castello Branco, coordenadora do Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que promove a campanha.

“O envolvimento dos pais no  cuidado com seus filhos é um processo que contribui para a promoção da saúde e o bem estar de toda a família.  E isso vale para diferentes  modelos de família e paternidade.Por isso, o Plano Municipal de Saúde do Rio de Janeiro define como uma de suas metas a implantação da iniciativa Unidade de Saúde Parceria do Pai em toda a rede Saúde Presente”, informa Aline Bressan, superintendente de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
 O Mês de Valorização da Paternidade envolve unidades de saúde, escolas, universidades, complexos esportivos, comunidades e demais parceiros da promoção da saúde da cidade do Rio de Janeiro. A proposta é promover atividades, debates e reflexões sobre o papel e a efetiva participação dos pais na vida e no cuidado de seus filhos. Participe! Envie a programação de sua instituição para elosdasaude@gmail.com.
PROGRAMAÇÃO 2013: Paternidade e Diversidade
Lançamento do vídeo “O pai está”
postal da saúde: paternidade
Em 2013, a abertura do Mês de Valorização da Paternidade acontece dia 1º de agosto, quinta-feira, com o lançamento do vídeo “O pai está”, realizado pela Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde). Ficção mesclada com documentário, a obra mostra situações reais em que “o pai está”; em que o pai ocupa posições e protagoniza ações que tradicionalmente são consideradas como de responsabilidade exclusiva da mãe.
De forma bastante criativa, o vídeo abre o debate sobre o papel de pais e mães nas famílias contemporâneas. Após a exibição do filme, uma mesa-redonda discute o envolvimento de pais e homens nas ações de cuidado e sua inserção nos serviços de saúde, escolas e demais políticas sociais. Participam do bate-papo Marcos Diniz, do RAP da Saúde; Paulo César Mattos, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; Maria Luiza Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Luiz Fernando Moreira, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio Janeiro; Maria das Dores Amaral, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro  e Marco Aurélio Martins  do Instituto Promundo.
O evento acontece a partir das 14h, no auditório da Estação Otics Centro (Rua Evaristo da Veiga 16, 4º. Andar, na Cinelândia). Não é preciso fazer inscrição, para participar basta comparecer ao local do evento.
logo Unidade de Saude Parceira do Pai

I Seminário Nacional Paternidade e Cuidado na Rede SUS
Ao final do mês, entre os dias 21 e 23 de agosto, a cidade do Rio de Janeiro recebe o I Seminário Nacional Paternidade e Cuidado na Rede SUS, fruto de uma parceria entre Coordenação de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o Comitê Vida e o Instituto Promundo. A programação está organizada em torno de três painéis temáticos: Paternidade e serviços de saúde; Por que envolver os homens nas ações de cuidado?; e Paternidade e diversidade.
O evento também será oportunidade para apresentação de experiências exitosas do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto da valorização da paternidade. Dentre elas, estão as Unidades de Saúde Parceiras do Pai, certificadas em 2012. A mostra cultural ficará por conta do RAP da Saúde e das exposições fotográficas “Você é meu pai”, do Instituto Promundo, e “Um mundo de pais”, de José Inácio Parente.
E mais: Ao longo de todo o mês de agosto, unidades de saúde, escolas e demais parceiros da promoção da saúde e da valorização da paternidade promovem diversas atividades. A programação será constantemente atualizada. Para incluir as ações de sua instituição, entre em contato pelo email elosdasaude@gmail.com.


Comentários

Posts populares

INAUGURADA A CLÍNICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES EM MADUREIRA

Inauguração da Clínica da Família Adolfo Ferreira de Carvalho

Costa Barros